quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Estados Unidos


Estabelecido em 1961, o intercâmbio entre estudantes do Colégio de Aplicação de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e da Weston High School, localizada na Flórida, nos Estados Unidos, é o mais antigo do CAp. O objetivo do programa é oportunizar aos intercambistas o desenvolvimento e a fluência na língua inglesa, ampliando possibilidades de interação e vivência, dentro e fora da sala de aula, com diferentes culturas e costumes.

Anualmente, um aluno do CAp é contemplado com uma bolsa para estudar na WHS. O estudante é integrado às atividades da escola norte-americana e fica hospedado em uma casa de família, pelo período de seis meses. As viagens ocorrem sempre no mês de setembro, que corresponde ao início do ano letivo nos Estados Unidos.  

Também uma vez ao ano, entre os meses de julho e agosto – período de férias escolares nos EUA –, o CAp recebe um estudante da Weston High School, que é acolhido por uma família brasileira e frequenta as aulas normalmente, em uma turma regular, com os demais alunos.

Dessa forma, para além das experiências individuais, os intercâmbios também permitem aos demais alunos do CAp o compartilhamento de ideias e aprendizados, seja através do aluno estrangeiro recebido em Porto Alegre, seja por meio da bagagem de conhecimento que o intercambista brasileiro traz consigo, ao retornar à escola de origem.

Para se candidatar à bolsa, o aluno deve ser aluno do 2º ou 3º do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS regularmente matriculado com, no mínimo, um ano letivo completo na instituição, ter um bom desempenho escolar e conhecimento da língua inglesa. Aspectos como experiências anteriores, maturidade para enfrentar desafios e interesse com a reciprocidade também são considerados. Durante o processo de seleção, são realizadas entrevistas em português e inglês.

Abaixo, confira as fotos, respectivamente, da aluna do CAp selecionada, em 2015, para o interncâmbio na WHS, e da intercambista norte-americana regressando aos Estados Unidos:



segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Brasil


Incentivar o pensamento crítico e estreitar laços entre jovens de diferentes regiões é o principal objetivo do Tchê-Mané, um trabalho de integração e intercâmbio realizado, desde 2009, pelos colégios de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante uma semana, estudantes do Ensino Médio do CAp Porto Alegre se dedicam ao conhecimento e reconhecimento de realidades distintas, vivenciando, em Santa Catarina, a troca de experiências e aprendizados. Após esse período, alunos do CA vêm ao Rio do Grande Sul a fim de dar continuidade ao debate e às ações iniciadas no Estado vizinho.

O processo, no entanto, começa bem antes da viagem. Como pré-requisito para a participação nos intercâmbios, os alunos devem assistir a aulas específicas, com foco nas temáticas exploradas pelo projeto, sejam em oficinas ou disciplinas eletivas. O propósito dos encontros é estudar as diferentes identidades regionais, nacionais e latino-americanas, dando ênfase ao caráter social e oportunizando, assim, uma abordagem prática com percepções distintas.

Em 2015, por exemplo, o tema envolveu movimentos sociais, com foco em aspectos relacionados ao período da Ditadura Militar, nas aulas em Porto Alegre, e ao Movimento Ponta do Coral, nas oficinas em Florianópolis. O projeto é anual e beneficia, em média, dez alunos por instituição. As viagens ocorrem entre os meses de maio e junho. Recentemente, a iniciativa de origem a um protocolo de cooperação entre as universidades, que abrange desde o ensino escolar até a pós-graduação.

Abaixo, confira algumas imagens das edições de 2013, 2014 e 2015:


2013 - Tema: Marginalização Social




2014 - Tema: Educação Crítica






2015 - Tema: Movimentos Sociais






sexta-feira, 29 de maio de 2015

Argentina


Desde 2011, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através do Colégio de Aplicação (CAp), em Porto Alegre, a Universidad Nacional de Córdoba (UNC), por meio do Colegio Nacional de Monserrat (CNM), em Córdoba, e o Instituto Remedios Escalada de San Martín (IRESM), em Villa Carlos Paz, mantêm um convênio de cooperação que contempla as necessidades de estudantes brasileiros e argentinos de realizarem intercâmbios estudantis.

Anualmente, um grupo de alunos é selecionado pelo Colégio de Aplicação para passar o período de três a quatro semanas em uma das instituições conveniadas, ampliando suas possibilidades de interação com culturas estrangeiras e o entendimento com pessoas de outros países. Paralelamente, alunos do Colegio Nacional de Monserrat, ou do Instituto Remedios Escalada de Martín, são recebidos no CAp, pelo mesmo período, e têm a oportunidade de aprender mais sobre a língua e a cultura do Brasil.

Durante o intercâmbio, são realizadas atividades organizadas por professores brasileiros e argentinos, que permitem uma melhor convivência, integração e entendimento cultural entre os grupos dos dois países, oportunizando espaços de prática da língua no contexto real. Os estudantes são recebidos por famílias tutoras da comunidade educativa local, que se responsabilizam pelo aluno estrangeiro. Esse convívio é acompanhado também pelos professores, a fim de assegurar uma boa adaptação, com respeito e  tolerância entre as culturas, derrubando barreiras. Abaixo, confira algumas imagens das edições dos intercâmbios entre o Colégio de Aplicação e as instituições argentinas citadas, realizadas em 2014: